O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará por um novo procedimento cirúrgico nesta terça-feira (30/12) para tratar um quadro persistente de soluços.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou em suas redes sociais que o marido será submetido a um reforço no bloqueio do nervo frênico, procedimento que já havia sido realizado na tarde da última segunda-feira (29/12).
Esta é a terceira intervenção desde a internação de Bolsonaro na véspera do Natal. No dia 25/12, ele passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal bilateral. Alguns dias depois, foi feito o bloqueio do nervo frênico do lado direito.
Na segunda-feira, devido à persistência dos soluços, foi realizado o bloqueio no lado esquerdo. No entanto, na manhã desta terça, por volta das 10h, Bolsonaro sofreu uma nova crise que não cessou desde então, conforme relatado por Michelle.
O bloqueio do nervo frênico é uma técnica de radiointervenção que envolve a aplicação de anestesia local cujo efeito dura entre 12 e 18 horas, segundo os médicos. Após o procedimento, o ex-presidente permanecerá internado para monitoração e acompanhamento da sua recuperação.
O método consiste na injeção de anestésico próximo a nervos específicos para bloquear temporariamente a função do diafragma e, assim, controlar os soluços.
A equipe médica espera que Bolsonaro permaneça hospitalizado até o início de janeiro. Ele está internado no hospital DF Star, em Brasília. Antes desta internação, ele estava na Superintendência da Polícia Federal na capital e, após a recuperação, deverá retornar à mesma unidade.

