O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu a visita do advogado João Henrique Nascimento, nesta sexta-feira (12/9), em sua residência no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, onde cumpre prisão domiciliar.
A visita aconteceu um dia após a condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de reclusão, pelo envolvimento em um plano golpista para tentar permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022.
Além do advogado, Bolsonaro também recebeu os filhos Carlos (PL) e Flávio (PL), que passaram parte da manhã na casa do pai e saíram pouco depois do meio-dia.
Condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro deverá cumprir a pena e pagar 124 dias-multa, calculados em dois salários mínimos cada, totalizando aproximadamente R$ 376 mil.
Apesar da pena ter sido definida para ser cumprida inicialmente em regime fechado, Bolsonaro não deve ser preso imediatamente. A execução da sentença só ocorrerá após o trânsito em julgado, quando todos os recursos legais forem examinados.
Após o término do julgamento, o próximo passo é a publicação do acórdão, documento que oficializa os votos e a decisão dos ministros, prazo que pode levar até 60 dias, embora possa acontecer antes.
Por exemplo, em abril deste ano, o acórdão que tornou Bolsonaro réu foi publicado em apenas 15 dias.
Com a publicação do acórdão, inicia-se o prazo para que as defesas apresentem recursos. Esse momento marca o início da próxima etapa do processo.