18.5 C
Brasília
sexta-feira, 31/10/2025

Bolsonaro nomeia general Freire Gomes para comandar o Exército

Brasília
nevoeiro
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
100 %
2.6kmh
100 %
sex
29 °
sáb
31 °
dom
28 °
seg
23 °
ter
23 °

Em Brasília

Oficial de Cavalaria, ex-comandante militar do Nordeste e ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Freire Gomes é um dos três generais mais antigos do Exército

(Flickr/Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta quinta-feira, o general Marco Antônio Freire Gomes como novo comandante do Exército, no lugar de Paulo Sérgio de Oliveira, novo ministro da Defesa.

Oficial de Cavalaria, ex-comandante militar do Nordeste e ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, Freire Gomes é um dos três generais mais antigos do Exército — um dos critérios para ser escolhido comandante —, e também tem relação no Palácio do Planalto.

A transmissão de cargo deverá ser feita ainda nesta quinta-feira. Na sexta, Paulo Sérgio Oliveira assume o ministério da Defesa no lugar de Walter Braga Netto, cuja exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta.

O ex-ministro, general da reserva, deverá ser o candidato a vice na chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Braga Netto precisou deixar a pasta porque a lei eleitoral obriga os candidatos a se desincompatibilizarem seis meses antes das eleições. Ele, no entanto, não ficará sem cargo.

O general da reserva foi nomeado como assessor especial do gabinete pessoal da Presidência. Ele pode permanecer nessa função até três meses antes das eleições

 

Veja Também