A imprensa internacional repercutiu o indiciamento de Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 20, acusando-os de coagir no andamento das investigações sobre o golpe. Uma atenção especial foi dada ao plano do ex-presidente de pedir asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei.
O jornal britânico The Guardian noticiou que a polícia brasileira acusa Bolsonaro de preparar uma fuga para a Argentina em busca de proteção. A matéria destacou o perfil de extrema direita do ex-presidente e informou que ele pode enfrentar uma pena de mais de 40 anos de prisão, dependendo da decisão da Suprema Corte, que avaliará a acusação de conspirar para anular as eleições de 2022.
Na Espanha, o jornal El País chamou a atenção para a apreensão do celular de Bolsonaro no início do mês. O veículo divulgou um relatório da PF com 170 páginas, que pede uma nova acusação contra o ex-presidente, desta vez por tentar atrapalhar a investigação.
A reportagem também informou que o pedido de asilo e outras descobertas feitas no celular ajudaram a polícia a solicitar que os ministros do Supremo Tribunal Federal processem Bolsonaro, que está em Brasília, e seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado que vive nos Estados Unidos, por tentarem pressionar o Supremo.
Na Argentina, o Clarín informou que Bolsonaro planejava pedir asilo político ao governo de Javier Milei durante 2024, argumentando que era vítima de perseguição política para escapar das investigações relacionadas à tentativa de golpe.
Nos Estados Unidos, os jornais The New York Times e The Washington Post também deram espaço ao caso. The New York Times descreveu Milei como um líder de direita aliado de Bolsonaro e destacou que Eduardo Bolsonaro visitou a Casa Branca várias vezes recentemente para buscar apoio do governo americano em favor do pai. O jornal também mencionou declarações do ex-presidente Donald Trump prometendo tarifas pesadas sobre produtos brasileiros caso o Brasil siga com o processo contra Bolsonaro.
Já o Washington Post relatou que Bolsonaro aguarda uma decisão do Supremo sobre a tentativa de golpe e que agora enfrenta outra acusação formal pela polícia, junto com Eduardo Bolsonaro, por obstrução da justiça relacionada ao julgamento.
Essas notícias mostram como o caso ganhou destaque internacional, envolvendo temas políticos complexos e implicações judiciais para Bolsonaro e seu filho.