Operadores ferroviários, rodoviários e de balsas exortam as pessoas a evitar viagens, pois os serviços são interrompidos por ventos fortes
Autoridades e operadores de transporte disseram na sexta-feira aos passageiros e motoristas que fiquem em casa, prevendo danos generalizados e interrupções nas ferrovias e estradas da tempestade Eunice .
Algumas estradas principais foram fechadas e limites de velocidade de emergência de 50 mph estavam em vigor em torno das ferrovias da Grã-Bretanha, enquanto todos os trens foram suspensos durante o dia no País de Gales.
As restrições de segurança, reduzindo o perigo de atingir detritos jogados nos trilhos ou árvores caídas, significavam que apenas alguns trens circulavam nas principais rotas intermunicipais entre Londres, Manchester e Glasgow na linha da costa oeste, e ao sul de York no leste costa.
Here’s that tree at #EwellWest – it’s believed to be about 50 feet long and is blocking the @SW_Help lines up to @LondonWaterloo and down to #Dorking ⛔️
Our Mobile Operations Manager will need a bit of help with this one and we have a team arriving soon 👷#StormEunice pic.twitter.com/P75ktsFla4
— Network Rail Wessex (@NetworkRailWssx) February 18, 2022
Mesmo antes que o pior do tempo fosse esperado, na manhã de sexta-feira, as árvores caídas já haviam bloqueado uma das maiores redes de passageiros, a South Western Railway, em muitos lugares.
Os serviços Avanti West Coast, CrossCountry e Great Western foram todos reduzidos, com algumas ramais totalmente fechadas em Devon e Cornwall, onde Eunice deveria ser severamente atingido. Quase todos os operadores, do Norte ao Sudeste, desaconselharam as viagens.
Apesar da neve na Escócia, a ScotRail, que foi gravemente afetada pela tempestade Dudley no início desta semana, planejava operar os serviços, mas disse aos passageiros que verificassem antes de viajar.
As autoridades de transporte público em Manchester e Londres, para onde o Met Office estendeu seu alerta de tempo vermelho na sexta-feira , pediram às pessoas que evitem viagens não essenciais. A Transport for London disse que os serviços de London Overground foram interrompidos por ventos fortes pela manhã.
Espera-se que as estradas sejam traiçoeiras na sexta-feira, com ventos fortes e chuva no sul e neve e gelo na Escócia. A polícia de Devon e Cornwall aconselhou os motoristas a não viajarem, se possível.
Os serviços de automobilismo, incluindo o AA, estavam enfrentando alta demanda de motoristas avariados que precisavam de resgate. O RAC ecoou conselhos para evitar viagens desnecessárias e para as pessoas que dirigiram para ir devagar, estar vigilantes e manter as mãos firmemente no volante, com rajadas de vento de até 90 mph esperadas.
As principais pontes da Cornualha e do outro lado do Tâmisa foram fechadas por causa dos ventos fortes. A ponte Severn foi fechada, assim como a ponte Prince of Wales na M4. Outras estradas, incluindo a rota A66 cross-Pennine e a M8 entre Edimburgo e Glasgow, foram parcialmente fechadas.
Mais de 100 voos no total foram cancelados em Heathrow, Gatwick e outros aeroportos. A British Airways e a easyJet fizeram cancelamentos tardios de vários voos de curta distância dos aeroportos do Reino Unido na sexta-feira.
Os ventos fortes estavam dificultando os desembarques e a BA disse que estava “experimentando perturbações significativas”. Na easyJet, os passageiros de um voo de Bordéus para Londres Gatwick tiveram de suportar duas aterragens abortadas, antes de o avião ser forçado a regressar a Bordéus, aterrando mais de três horas após a descolagem.
As balsas cross-channel também foram afetadas, com a P&O Ferries suspendendo todas as viagens entre Dover e Calais até novo aviso e aconselhando os passageiros a não viajarem para o porto de Dover na sexta-feira.