O médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Birolini, informou na noite de quinta-feira (25/12) que ele está bem, consciente e acompanhando a partida entre Brasil e França, final da Copa do Mundo de 1998, enquanto se encontra em recuperação no quarto após cirurgia para corrigir uma hérnia realizada pela manhã.
Bolsonaro permanece internado no hospital DF Star, em Brasília. O procedimento foi realizado com sucesso, sem complicações. Não há previsão para alta, e ele será monitorado diariamente nos próximos dias. Segundo o doutor Birolini, é possível que o ex-presidente comece sessões de fisioterapia na sexta-feira (26/12).
A final da Copa de 1998 aconteceu no Stade de France, em Saint-Denis, na área metropolitana de Paris. O Brasil perdeu a partida para a França por 3 a 0, ficando com o segundo lugar.
Detalhes da cirurgia
A cirurgia teve início por volta das 9h40 e durou cerca de três horas. A expectativa é que Bolsonaro permaneça no hospital até pelo menos segunda-feira (29/12). O médico informou também que pode haver a necessidade de um novo procedimento para tratar a crise de soluços que o ex-presidente enfrentava.
O procedimento cirúrgico foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Sob escolta, Bolsonaro deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, sendo encaminhado ao hospital para o tratamento.

