O índice pan-europeu STOXX 600 alcançou um recorde nesta terça-feira (11), impulsionado pelas ações do setor de saúde, com investidores esperando o encerramento da paralisação do governo dos Estados Unidos e avaliando previsões variadas de empresas de telecomunicações, como Vodafone e INWIT.
O STOXX 600 fechou em alta de 1,28%, aos 580,13 pontos, marcando um fechamento recorde, e atingiu também mais cedo seu maior pico intradiário de todos os tempos.
O principal índice do Reino Unido fechou em alta histórica, enquanto a bolsa italiana atingiu o maior nível desde 2001.
Na segunda-feira (10), o STOXX 600 teve seu maior avanço diário em seis meses, com investidores confiantes de que o fim da paralisação do governo dos EUA permitirá a retomada de divulgação de dados econômicos importantes.
O Senado dos EUA aprovou um acordo que restabelece o financiamento federal, encerrando a paralisação mais longa da história do país.
Enquanto isso, preocupações sobre avaliações elevadas em tecnologia impactaram os mercados dos EUA. A venda de participação de 5,8 bilhões de dólares do SoftBank na Nvidia gerou dúvidas sobre um possível pico no interesse pela inteligência artificial.
Segundo Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, “A Europa está sendo beneficiada hoje, pois o índice Euro STOXX e o FTSE 100 têm menos exposição a ações de tecnologia, que estão afetando o humor do mercado.”
O setor de saúde teve um avanço de 2,9%, com a Novo Nordisk subindo 6,4%, impulsionada por comentários positivos da corretora JPMorgan.
O setor de luxo cresceu 2,4%, enquanto os bancos subiram 1,1%.
Nas atualizações corporativas, a Vodafone subiu 8,3%, após crescimento na Alemanha e revisão positiva da perspectiva de lucros. Em contrapartida, a INWIT caiu 11,8% ao reduzir sua projeção de receita para 2026.
Nos principais mercados europeus, o índice Financial Times em Londres avançou 1,15%, o DAX em Frankfurt subiu 0,53%, o CAC-40 em Paris ganhou 1,25%, o Ftse/Mib em Milão valorizou-se 1,24%, e o Ibex-35 em Madri teve alta de 1,27%, enquanto o índice PSI20 em Lisboa caiu 1,44%.
