23.5 C
Brasília
segunda-feira, 01/12/2025

Bolsa Família: prazo final para acompanhar saúde é dia 31

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
25.6 °
23.5 °
73 %
4.1kmh
75 %
seg
30 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
26 °
sex
21 °

Em Brasília

Os beneficiários do Bolsa Família precisam realizar o acompanhamento na unidade básica de saúde (UBS) até o dia 31 deste mês. Este acompanhamento é essencial para continuar recebendo o benefício e assegura o acesso a cuidados importantes para gestantes, mulheres de 14 a 44 anos e crianças com menos de sete anos. A falta deste acompanhamento pode resultar em bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.

Até agora, pouco mais de 195 mil pessoas cumpriram essa obrigação, o que representa cerca de 63% do total esperado de mais de 310 mil beneficiários. Para fazer a comprovação, basta ir à UBS com o cartão do Bolsa Família ou o Número de Identificação Social (NIS), um documento oficial com foto, a caderneta de vacinação da criança e, se for o caso, o cartão da gestante. Para saber qual UBS deve ser procurada, os beneficiários devem verificar a unidade de referência local.

Regras de saúde

Crianças menores de sete anos precisam estar com as vacinas em dia e passar pelo acompanhamento do peso e altura. Já as gestantes devem seguir o pré-natal conforme as orientações médicas.

Presença na escola

Na área da educação, crianças, adolescentes e jovens têm que frequentar a escola regularmente. A frequência mínima exigida varia conforme a idade: 60% para crianças de 4 a 6 anos e 75% para jovens entre 6 e 18 anos que ainda estejam cursando o ensino fundamental ou médio.

As famílias devem apresentar justificativas, como atestados médicos, caso haja faltas além do permitido, ou buscar ajuda para situações de vulnerabilidade. Se as regras não forem cumpridas, o Bolsa Família pode aplicar advertências, bloquear, suspender ou cancelar o benefício.

Informações fornecidas pela Agência Brasília.

Veja Também