A Bolsa de Valores de Tóquio teve um aumento superior a 3% na manhã desta terça-feira (13), impulsionada pela possibilidade de que a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, convoque eleições antecipadas para aproveitar o alto índice de aprovação de seu governo.
O índice Nikkei registrou alta de 3,37%, alcançando 53.691,09 pontos durante as negociações matinais, acompanhando o desempenho positivo da Bolsa de Nova York.
Sanae Takaichi assumiu o cargo de primeira-ministra em outubro, contando com aproximadamente 70% de aprovação popular. Contudo, seu bloco parlamentar possui uma maioria estreita na Câmara Baixa do Parlamento, restrição que dificulta a implementação de uma agenda política mais ambiciosa.
De acordo com a corretora Monex, “se a eleição para a Câmara Baixa for confirmada, isso poderá gerar um novo impulso nas compras, pois é fundamental fortalecer a base do governo Takaichi.”
Primeira mulher a liderar o governo do Japão, Sanae Takaichi está considerando dissolver a Câmara Baixa no início da sessão legislativa, marcada para o próximo dia 23, conforme noticiado recentemente pelos jornais Yomiuri e Mainichi. Caso isso aconteça, a eleição poderia ocorrer em fevereiro, segundo o Yomiuri.
© Agence France-Presse
