17.5 C
Brasília
terça-feira, 21/10/2025

Bolívia: Paz não convidará Maduro e Ortega para posse

Brasília
nublado
17.5 ° C
17.5 °
16.5 °
83 %
5.1kmh
100 %
qua
23 °
qui
25 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
23 °

Em Brasília

O presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, declarou que não enviará convites a líderes da Venezuela, Nicarágua e Cuba para a cerimônia de posse presidencial. A informação foi compartilhada pelo político em entrevista à CNN Espanhol na segunda-feira (20/10).

Durante a entrevista, Paz foi questionado sobre a possibilidade de convidar os presidentes Nicolás Maduro, Daniel Ortega e Miguel Díaz-Canel, que lideram, respectivamente, Venezuela, Nicarágua e Cuba. O presidente eleito respondeu que esses três líderes não são democráticos e, por essa razão, não devem estar presentes na posse marcada para 8 de novembro.

“Somos uma nação democrática”, afirmou Paz. “Apesar de mantermos relações diplomáticas respeitosas que envolvem certas condições, nossa relação é fundamentada na democracia”.

O pronunciamento do novo presidente boliviano, escolhido no último final de semana, indica uma mudança na política externa do país. Após quase vinte anos de governos de esquerda, dominados pelo movimento político de Evo Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS), a Bolívia será liderada nos próximos cinco anos por um presidente de centro-direita.

Logo após a vitória contra o político conservador Jorge Tuto Quiroga no segundo turno das eleições, Paz entrou em contato telefônico com a opositora venezuelana de Maduro, María Corina Machado, laureada com o Prêmio Nobel da Paz deste ano.

No contato telefônico, a política venezuelana, cujo paradeiro permanece desconhecido desde as eleições presidenciais de 2024, recebeu um convite para participar da cerimônia de posse na Bolívia.

Veja Também