25.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




BoJ pode aumentar juros, mas pede cuidado

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
27 °
25.5 °
69 %
4.6kmh
40 %
seg
27 °
ter
25 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
29 °

Em Brasília

Junko Nakagawa, dirigente do Banco do Japão (BoJ), confirmou que a possibilidade de aumento na taxa de juros continua sendo considerada, porém ressaltou a importância de agir com cautela devido às incertezas do momento.

No discurso feito nesta segunda-feira (10), Nakagawa afirmou que, se os dados econômicos de atividade e preços se mantiverem favoráveis, o BoJ seguirá elevando a taxa básica e ajustando sua política monetária.

A dirigente destacou ainda que as expectativas de inflação para médio e longo prazo estão lentamente aumentando em direção à meta de 2%, e que a alta recente foi mais intensa do que em períodos anteriores.

Ela explicou que as decisões do banco serão baseadas nos dados econômicos disponíveis. Na reunião de outubro, o BoJ manteve a taxa básica de juros em 0,5% ao ano, valor vigente desde o último aumento ocorrido em janeiro.

O relatório divulgado nesta segunda indica que os membros do conselho estão se preparando para um possível novo aumento, já que um dos integrantes acredita que as condições para avançar na normalização da política monetária estão quase sendo atendidas.

*Conteúdo revisado e editado pela redação.




Veja Também