A Boeing obteve nesta semana a patente de um método que cria um campo de força para proteger pessoas de choques de explosões. No documento enviado ao escritório de patentes dos Estados Unidos, a empresa descreveu a tecnologia como um “método e sistema para atenuação de choques por meio de um arco eletromagnético”.
Na ilustração da patente, o campo de força protege um veículo militar, mas o projeto foi escrito de maneira ampla o suficiente para ser aplicado em qualquer material, desde navios submarinos, veículos terrestres, edifícios e até pessoas.
O conceito utiliza um sensor para detectar uma explosão na água ou no ar e é capaz de calcular hora e local onde deve ocorrer a explosão. Em seguida, o sensor aciona um laser capaz de aquecer um ‘pedaço’ de ar ou água e criar um escudo de plasma entre a detonação e o carro. A densidade e a temperatura do plasma absorvem e desviam ondas de choque da explosão.
O dispositivo patenteado protege somente contra a onda de choque de uma explosão, mas isso não deve ser um problema, já que a maior parte dos veículos blindados é capaz de proteger as pessoas de estilhaços. O sistema contará ainda com um banco de dados de explosões capaz de identificar a força de uma possível detonação e calcular o tamanho e a força do campo de proteção.