O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) começou hoje (21) uma consulta para fornecedores e empresas que exportam produtos e foram afetados pelas tarifas dos Estados Unidos. Essas empresas podem verificar se têm direito ao Plano Brasil Soberano.
Para fazer essa verificação, as empresas devem acessar o site do BNDES e utilizar a plataforma GOV.BR com o certificado digital da empresa. Após esse passo, o sistema mostrará se a empresa é elegível e quais opções do Plano Brasil Soberano estão disponíveis para solicitação.
Com o resultado da consulta, os exportadores poderão buscar apoio financeiro junto às instituições financeiras credenciadas.
No dia 13 deste mês, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a ampliação do público apto a solicitar financiamento pelo Plano Brasil Soberano, incluindo empresas que tiveram pelo menos 1% de sua receita de exportação impactada pelas tarifas.
Até o momento, o BNDES aprovou R$ 7,6 bilhões em créditos dentro desse plano, beneficiando diversos exportadores afetados por essas medidas comerciais.
