O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai abrir na próxima sexta-feira, dia 21, uma consulta para que fornecedores e empresas exportadoras brasileiras afetadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos verifiquem se podem receber financiamento pelo Plano Brasil Soberano. Já foram aprovados quase R$ 8 bilhões em crédito por meio desse programa.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou recentemente a ampliação do público que pode acessar essas linhas de crédito, incluindo fornecedores de exportadores e empresas cujas vendas foram impactadas em pelo menos 1% devido às tarifas aplicadas pelo governo americano.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou que, sob orientação do presidente Lula, o banco tem trabalhado para reduzir os efeitos negativos das tarifas dos EUA na economia brasileira, protegendo empresas e empregos. Até o momento, mais de R$ 7,7 bilhões em crédito foram liberados dentro do Plano Brasil Soberano.
A partir das 8 horas desta sexta, as empresas interessadas poderão fazer a consulta de elegibilidade acessando o site do BNDES. Para isso, será necessário autenticar-se usando a plataforma GOV.BR, exclusivamente com o certificado digital da empresa. Após a autenticação, o sistema informará se a empresa pode acessar o crédito e quais as opções disponíveis no Plano Brasil Soberano.
Com o resultado da consulta, fornecedores e exportadores poderão procurar os bancos autorizados para solicitar o apoio financeiro.

