O Distrito Federal já definiu o plano de segurança para a celebração do Réveillon, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). As medidas visam proteger o público que escolheu passar a virada do ano em Brasília.
As ações foram planejadas em conjunto com as forças de segurança, órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e organizadores do evento. A Esplanada dos Ministérios terá o trânsito de veículos bloqueado a partir das 15h do dia 31, devido à programação de shows e eventos. Também haverá reforço policial na Praça dos Orixás nos dias 30 e 31.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública, destacou que o planejamento integrado entre as instituições garante a segurança dos eventos e a atenção às demais demandas da área.
O monitoramento dos eventos será feito pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos responsáveis por segurança, mobilidade, saúde, fiscalização e serviços públicos, permitindo respostas rápidas e eficazes.
Cidade da Segurança
Para agilizar os atendimentos, será montada a Cidade da Segurança próxima ao Museu da República, que servirá de base para as forças policiais, com comandos móveis e uso de câmeras e drones.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) estará presente com viaturas e equipes especializadas para prevenção e resposta a emergências durante os eventos, atuando em toda a área afetada e na Cidade da Segurança. Em casos de emergência, o telefone 193 deve ser acionado.
As delegacias responsáveis terão reforço e priorizarão ocorrências ligadas aos eventos. A Divisão de Operações Aéreas poderá ser acionada e o canal de denúncias da Polícia Civil do DF funcionará 24 horas, podendo ser feito por e-mail, telefone ou WhatsApp.
Trânsito
A Polícia Militar do DF (PMDF) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) cuidarão dos bloqueios e da fiscalização na região central. O trânsito estará interrompido na via N1/S1 entre a Catedral e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar a partir das 15h do dia 31.
Estacionamentos dos ministérios, setores bancário, autarquias e da Rodoviária do Plano Piloto estarão disponíveis ao público, com vagas reservadas para pessoas com deficiência no Ministério da Saúde. Áreas para táxis e aplicativos foram definidas.
Revistas Pessoais
Policiais farão revistas antes do acesso aos shows na Esplanada, com unidades especializadas prontas para atuar. Escadarias paralelas ao evento serão interditadas, e haverá reforço de policiamento na região e em setores hoteleiros. Cães e outras tropas atuarão na área, além de posições estratégicas em Ceilândia e Planaltina.
Prainha
Dois pontos de controle de trânsito funcionarão nas proximidades da Praça dos Orixás durante o Réveillon, com fiscalização para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
Itens Proibidos
- Fogos de artifício e similares
- Armas de fogo
- Latas, copos e garrafas de vidro
- Apontadores a laser
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Animais, exceto cães-guia
- Bolsas e mochilas grandes
- Máscaras (exceto as de proteção facial)
- Mastros para bandeiras e cartazes
- Malas, pastas e caixas
- Churrasqueiras
- Barracas
- Drones não autorizados
- Armas brancas e objetos que possam causar ferimentos
- Fogões e similares
- Armas de brinquedo ou réplicas
- Drogas ilícitas
- Substâncias inflamáveis
- Outros itens que ofereçam risco à segurança
Informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e Agência Brasília.

