Um bloqueio na atmosfera está causando uma onda de calor forte em vários estados do Brasil neste fim de ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. As temperaturas nessas regiões estão até cinco graus mais altas do que o normal para esta época do ano.
Confira a previsão para cada estado afetado:
- São Paulo: Todo o estado está em alerta de grande perigo. A capital, o interior e o litoral terão temperaturas entre 34ºC e 35ºC. À tarde, a capital pode ter muitas nuvens com chuvas e trovoadas isoladas.
- Rio de Janeiro: O estado inteiro também está em alerta de grande perigo. O calor atinge a capital, a região metropolitana, o litoral e o interior, com temperaturas podendo chegar a 39ºC. À tarde, pode haver chuvas e trovoadas isoladas.
- Espírito Santo: A região sul do estado está em alerta vermelho. A temperatura em Cachoeiro do Itapemirim pode chegar a 34ºC, sem previsão de chuva.
- Goiás: O sul do estado, nas áreas próximas às fronteiras com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, está com calor intenso. Em Itumbiara, a temperatura pode alcançar 34ºC, sem chuva prevista.
- Minas Gerais: O calor forte está concentrado no Triângulo Mineiro. Em Uberlândia, a temperatura pode alcançar 33ºC, sem previsão de chuva.
- Mato Grosso do Sul: O leste do estado deve registrar temperaturas elevadas, com Três Lagoas podendo atingir 36ºC, sem previsão de chuvas.
- Paraná: As regiões noroeste e central do estado terão calor intenso. Em Curitiba, a temperatura deve chegar a 31ºC, com possibilidade de chuva isolada à tarde. Londrina pode chegar a 34ºC, com possibilidade de chuva e trovoadas.
- Santa Catarina: O alerta de perigo também vale para o norte do estado, incluindo Joinville, onde a temperatura pode alcançar 32ºC.
Com informações da Agência Brasil

