O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) aprovou na última terça-feira (8/7) o projeto que altera os pilotis de um dos blocos residenciais da Asa Sul.
O prédio em questão é o Bloco J da SQS 307.
Segundo o subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón, os bens tombados resultam de um procedimento administrativo que exige que o Estado monitore todas as intervenções que possam afetar sua identidade.
O órgão avaliou que a proposta traz melhorias na acessibilidade e na organização do espaço comum do pilotis, não vendo impedimentos para a aprovação do projeto e a emissão da licença para a obra, desde que as recomendações indicadas no relatório sejam cumpridas.
Além disso, a iniciativa está em conformidade com as normas urbanísticas e arquitetônicas do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), considerando:
- A preservação da circulação livre;
- A limitação da ocupação a no máximo 30% da área do térreo;
- A conservação da permeabilidade visual.
O Condepac destacou que a obra deverá ser acompanhada por uma fiscalização apropriada para assegurar que os elementos protegidos sejam mantidos intactos e que o projeto aprovado seja rigorosamente seguido.
Informações fornecidas pela Agência Brasília.