A rotina dos servidores públicos do Distrito Federal tem melhorado com a Blitz Laboral, uma ação da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec), através da Academia Buriti. A iniciativa oferece sessões de ginástica laboral nos órgãos do GDF, promovendo mais integração, prevenindo lesões e melhorando o ambiente de trabalho.
Até julho deste ano, a Blitz Laboral já passou por nove órgãos públicos, realizando 33 atendimentos. As atividades são realizadas por educadores físicos e servidores capacitados, que adaptam os exercícios às necessidades de cada órgão. As sessões incluem alongamentos, correção postural e movimentos leves que podem ser feitos nos próprios locais de trabalho ou em espaços definidos, com duração de 15 a 25 minutos.
A ginástica laboral traz muitos benefícios físicos e emocionais para os servidores, como a prevenção de lesões, alívio do estresse, melhora da concentração e aumento da produtividade. Além disso, ajuda a corrigir posturas ruins e diminui afastamentos por problemas ergonômicos, favorecendo o bem-estar no trabalho.
Para o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, a resposta dos órgãos tem sido muito positiva. “Os servidores aderem com entusiasmo às atividades e reconhecem os benefícios no dia a dia. Isso mostra que a Academia Buriti está cumprindo seu papel de cuidar da saúde e qualidade de vida no trabalho, com ações simples, porém eficazes”, avalia.
A subsecretária de Saúde Física para o Servidor Público, Denise Parreira, destaca que a blitz é uma estratégia para fortalecer a cultura do cuidado no serviço público. “A ginástica laboral é mais do que exercício físico. É uma demonstração de que o servidor é valorizado, que seu bem-estar é importante e que o ambiente de trabalho pode ser mais saudável e humano.”
“Lidamos com uma demanda que exige muito emocionalmente. O cansaço mental é diário, e ter um momento de cuidado é fundamental. A equipe gostou muito da Blitz Laboral — foi um tempo para interagir e relaxar. Eu gostaria que fosse toda semana”, conta a gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Taguatinga, Gláucia Figueiredo.
Como participar
Órgãos interessados em receber a Blitz devem fazer a solicitação via SEI ao Gabinete da Secretaria de Economia, direcionada à Sequali. As ações são agendadas conforme a disponibilidade dos instrutores e podem ser solicitadas a qualquer momento.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Academia Buriti pelo telefone (61) 3313-8136. Mais do que uma pausa no expediente, a Blitz Laboral é uma forma de valorizar os servidores e estimular a saúde no serviço público, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis, integrados e produtivos.
*Informações da Seec-DF