22.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/12/2025

Bill Gates e outros em novos documentos de Epstein

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
23.1 °
22.3 °
79 %
1.5kmh
75 %
qui
23 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
25 °

Em Brasília

Democratas do Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos divulgaram, nesta quinta-feira (18/12), um novo conjunto de fotos relacionadas ao caso do criminoso sexual Jeffrey Epstein. Nesta leva, foram apresentadas 68 imagens.

Dentre elas, há fotos de passaportes e documentos de identidade, principalmente de mulheres, mensagens que mencionam o envio de “garotas” e registros de Epstein com figuras públicas como o linguista e filósofo Noam Chomsky e o empresário Bill Gates.

Novas imagens divulgadas

  • Jeffrey Epstein e Noam Chomsky
  • Bill Gates em uma foto com uma mulher
  • Steve Bannon, conselheiro próximo de Trump em 2016, aparece com Epstein
  • Mensagens de texto discutindo o envio de jovens mulheres
  • Uma imagem exibe uma citação do livro Lolita, de Vladimir Nabokov

Bill Gates e Noam Chomsky já tinham sido mencionados em divulgações anteriores. Um representante de Gates negou qualquer ligação profissional com Epstein, ressaltando que ele se arrepende das reuniões que teve com ele. Noam Chomsky, 97 anos, disse que conhecia Epstein e que ocasionalmente conversavam sobre ciência e filosofia, afirmando ao Wall Street Journal que Epstein o ajudou a transferir dinheiro entre contas pessoais, sem envolvimento financeiro direto do investidor.

Conteúdos sensíveis

Uma das imagens mais delicadas é uma captura de tela de uma troca de mensagens discutindo o envio de jovens mulheres, incluindo detalhes sobre idade — “18 anos” — peso, altura e local de partida. Outra série de fotos mostra inscrições feitas à mão no corpo de uma mulher, com trechos do livro Lolita, que trata da obsessão sexual de um adulto por uma menina de 12 anos. Em uma das fotos, o livro aparece ao fundo.

Passaportes revelados

Foram mostrados passaportes de vários países, como Rússia, Ucrânia, República Tcheca, África do Sul e Lituânia, além do passaporte de Epstein. A maioria das informações pessoais foi ocultada pelos parlamentares.

Os democratas alegam que receberam as imagens assim do espólio de Epstein e só censuraram dados que poderiam identificar vítimas ou pessoas cuja condição de vítima não está confirmada. Segundo o comitê, mais de 95 mil fotos foram entregues recentemente e ainda estão sob análise.

O deputado Robert Garcia, principal representante democrata no colegiado, comentou que as divulgações buscam garantir transparência. O Comitê de Supervisão já apresentou dezenas de milhares de documentos, e-mails e comunicações relacionados ao caso. Em correspondência ao Congresso, advogados do espólio afirmaram ter revisado fotos e vídeos feitos em propriedades ligadas a Epstein entre 1990 e 2019.

Com a divulgação desta nova série de imagens, a expectativa aumenta para a liberação dos “Arquivos Epstein” pelo Departamento de Justiça, que deve ocorrer até sexta-feira (19/12), conforme prevê a legislação.

Veja Também