Pagamento é feito por aproximação, nas 27 estações. Regra vale a partir desta quarta-feira (28).
A partir desta quarta-feira (28), o bilhete de Metrô, no Distrito Federal, pode ser pago com cartão de débito e de crédito por aproximação. A regra vale nas 27 estações de Brasília (saiba mais abaixo).
A passagem de metrô pode ser paga aproximando cartões físicos, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada das estações. De acordo com o Metrô-DF, a tecnologia de pagamento por aproximação é identificada com um sinal semelhante ao do Wi-Fi.
Tire dúvidas sobre a nova forma de pagar o bilhete do Metrô no DF
Estação Ceilândia Norte do Metrô-DF — Foto: TV Globo/Reprodução
- Qualquer cartão de crédito e débito funciona no Metrô-DF?
Não. Por enquanto, apenas cartões que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
- É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso, na catraca?
Não. O bloqueio cobrará na função definida pela sua instituição bancária.
- Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nos bloqueios?
Sim. É possível o pagamento da passagem diretamente nas catracas com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios, desde que tenham tecnologia de pagamento por aproximação.
- É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?
Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus do Distrito Federal devem usar o Cartão Mobilidade.
- Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?
Somente será possível passar o cartão uma vez a cada 5 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada.
- Se tiver mais de um cartão bancário, ou um cartão de Vale Transporte, ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?
Será debitado o cartão mais próximo do equipamento. É essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar cobrança em cartão diverso do escolhido.
- Se o cartão não passar, o que devo fazer?
O usuário do Metrô deve, então, comprar a passagem na bilheteria e entrar em contato com o banco ou a administradora do cartão para ver por que não passou.