Durante o Carnaval de 2026, todos os bilhetes de loteria emitidos nas lotéricas do país trarão mensagens contra a violência contra a mulher. Essa ação é resultado de uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de alertar os jogadores sobre o assédio e incentivar a denúncia dessa prática.
A mensagem principal nos bilhetes será: ‘Carnaval é festa. Assédio é crime. Denuncie. Ligue 180. Em caso de emergência, ligue 190.’ Essa mensagem estará presente até o final de fevereiro, fazendo parte de uma campanha nacional que pretende tornar o Carnaval um momento de alegria, respeito e segurança para todas as mulheres.
A estratégia utiliza a ampla rede de lotéricas, que existe em todos os municípios do Brasil, para divulgar essa informação e ajudar a prevenir a violência. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a importância dessa ação: ‘Estamos alcançando todos os municípios brasileiros com essa mensagem nos bilhetes. Isso ajuda a salvar vidas, pois informa, orienta e deixa claro que a violência contra a mulher não será aceita.’
O presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira, ressaltou o papel social do banco: ‘A Caixa, como banco público fundamental para o desenvolvimento social do país, apoia as ações do Ministério das Mulheres e reafirma seu compromisso firme contra o assédio sexual e o feminicídio.’
Além dos bilhetes, o Ministério das Mulheres realizará a campanha ‘Se liga ou eu ligo 180’ durante o Carnaval, em parceria com secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres. Essas ações acontecerão em blocos de rua, locais muito movimentados e eventos oficiais, com participação da Polícia Rodoviária Federal e concessionárias de rodovias, em coordenação com o Ministério dos Transportes. As mensagens também serão divulgadas nas estradas, reforçando os canais para denúncias.
Em março, próximo ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, uma nova campanha será lançada para continuar essas ações de conscientização e mobilização contra a violência de gênero durante todo o ano.
O serviço Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo atendimento gratuito e confidencial. Em casos de emergência, é recomendado ligar para a Polícia Militar pelo 190.
