Neste ano, feira ocorre entre 21 e 30 de outubro. Inscrição é gratuita; escritores também devem enviar cópias físicas das obras para comissão de seleção.
Autores interessados em ter obras lançadas na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (BiLB) podem se inscrever gratuitamente, pelo site, até o dia 9 de setembro. A seleção vai escolher 18 títulos para terem lançamento na edição deste ano do evento, que ocorre entre 21 e 30 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade.
Para participar, as obras devem ter publicação registrada em primeira edição entre 2020 a 2022 (veja detalhes abaixo). O resultado dos selecionados será divulgado em 30 de setembro.
A curadora da BiLB, Paulliny Tort, afirma que o edital possibilita maior número de publicações de autores locais, além de democratizar o acesso da população a novas obras.
“O edital de lançamentos da bienal abre oportunidade para que autores e autoras do Distrito Federal participem ativamente dessa grande festa do livro, contando com a estrutura de um ambiente diverso e repleto de trocas culturais”, diz.
Categorias
Os 18 títulos selecionados pela curadoria do Bienal devem estar enquadrados dentro de oito categorias. São elas:
- Biografia: texto narrativo e expositivo em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.
- Conto: narrativa breve, concisa e ficcional.
- Crônica: narrativa breve que descreve fatos do cotidiano.
- Infantil: textos dedicados especialmente ao público infantil de 6 a 10 anos, incluindo histórias de ficção, biografias, poemas, obras folclóricas e de cultura popular.
- Juvenil: textos dedicados especialmente ao público juvenil de 11 a 16 anos, incluindo histórias de ficção, biografias, poemas, obras folclóricas e de cultura popular.
- Poesia: linguagem de conteúdo lírico ou emotivo, escrita em forma de verso ou prosa.
- Romance: narrativa longa em prosa na qual se relatam fatos imaginários ou fictícios da experiência humana.
- Reportagem: texto de caráter jornalístico baseado no testemunho direto, fatos e situações abordadas em perspectiva investigativa.