20.5 C
Brasília
quinta-feira, 09/10/2025

Biblioteca de Brasília faz semana da criança com histórias divertidas

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
56 %
1kmh
0 %
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
32 °
seg
28 °

Em Brasília

Vinte e nove crianças da Escola Classe Vila Nova, de São Sebastião, tiveram uma experiência muito especial na sua primeira visita à Biblioteca Nacional de Brasília. Tudo começou quando a contadora de histórias perguntou: “Quem gosta de ouvir histórias?” E aí, as crianças mergulharam em um mundo cheio de imaginação, leitura e aprendizado. A atividade ajudou as crianças a se interessarem pelos livros e pelo espaço cultural da biblioteca, que é muito importante em Brasília.

A primeira parada foi na área digital, onde as crianças viram os computadores disponíveis para a comunidade. Depois, conheceram o espaço infantil, onde há livros e sofás para que elas possam ler com conforto. A última parada foi no segundo andar, onde aconteceu a contação das histórias.

Aline Alves, gerente de atendimento da Biblioteca Nacional de Brasília, explicou que essa programação faz parte da Semana da Criança na biblioteca, que começou na segunda-feira, dia 6, e traz várias atividades até a sexta-feira, dia 10. O objetivo é mostrar para as crianças que a biblioteca é um lugar interessante e divertido, pois é um equipamento cultural que deve ser usado por todos, especialmente pelas crianças. Eles querem formar novos leitores.

Alguns professores também vivenciaram uma experiência nova. Margarete Silva, supervisora pedagógica da escola, disse que ficou encantada com o espaço. “Essa é a primeira vez que venho aqui, e para muitos alunos também é uma novidade. Escolhemos três alunos mais vulneráveis de cada turma, que não costumam sair de casa. Eles ficaram muito felizes e curiosos”, contou a supervisora.

Magia das Histórias

Cada criança chegou pensando em seu livro favorito, mas durante a visita ouviu histórias novas, como “Anil e as histórias mágicas do Dinossauro de Baunilha”. No foyer do auditório, a contadora de histórias Carla Nery, que usa cabelos azuis e flores na cabeça, encantou os pequenos ao apresentar Maumau, o Lobo-Guará do Cerrado.

Carla explicou que as histórias ajudam as crianças a entender diferentes pontos de vista, explorar novos sentimentos e desenvolver curiosidade. Ela deseja criar encantamento e amor por histórias nas crianças.

Catleya Amorim, 7 anos, gostou muito da contadora de histórias e do espaço infantil, dizendo que tudo estava bonito e colorido. Já Cauan Willian da Silva, 6 anos, se encantou com as doses mágicas que a contadora usou na história, como a da felicidade, do medo, da raiva e da tristeza.

Agenda de Atividades

A programação continua nos próximos dias. Na quinta-feira, dia 9, às 10h, acontecerá uma oficina chamada “As três partes” com os contadores Gil e Lemisa, para crianças de 6 a 12 anos. Às 15h do mesmo dia, Maga Merlinda fará contação de histórias para crianças de todas as idades. Na sexta-feira, dia 10, às 10h, as histórias serão contadas por Maristela Papa e Roque Senna, também para todas as idades.

Veja Também