O Bibliosesc, projeto do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), tem levado conhecimento e esperança às comunidades do DF por meio de sua biblioteca móvel, que circula em áreas menos acessíveis, oferecendo não apenas livros, mas também a chance de um futuro melhor.
Durante uma cerimônia em homenagem ao Sesc + Rap, o deputado distrital Max Maciel (PSOL) entregou uma Moção de Louvor ao diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, destacando a importância e o impacto social do projeto:
“Sempre que vejo o Bibliosesc chegando às praças e comunidades, lembro de uma professora que me ensinou que liderar requer leitura e conhecimento. Hoje, vejo crianças que nunca tiveram um livro em mãos descobrindo novos mundos através da leitura. Isso é admirável, Valcides, é dedicação à educação, construída por você e o presidente José Aparecido”, afirmou o parlamentar.
Ele ainda acrescentou: “A verdadeira transformação não vem só das instituições, mas do contato direto com o povo. Esta homenagem é uma semente para que a leitura cresça em cada canto do Distrito Federal.”
Em seu discurso de agradecimento à Câmara Legislativa do Distrito Federal, o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, falou sobre o apoio do presidente do comércio local, José Aparecido, que tem sido fundamental para o crescimento do projeto. Ele também anunciou que novos móveis equipados com tablets serão adquiridos para oferecer acesso a uma biblioteca digital com mais de 50 mil títulos.
Desde 2022, o Bibliosesc tem registrado números importantes, como:
- 2022: 2.529 livros emprestados
- 2023: 2.432 livros emprestados
- 2024: um recorde de 5.013 empréstimos