Expansão foi possível devido à chegada de 130 mil doses do imunizante contra influenza à capital.
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quinta-feira (22), a ampliação da vacinação contra a gripe para crianças com até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A expansão foi possível devido à chegada de 130 mil doses do imunizante à capital.
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos estão no público prioritário da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
No entanto, até o início da imunização, em 12 de abril, Belo Horizonte tinha recebido vacinas suficientes apenas para crianças menores de 1 ano, além de gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde que atuam em hospitais, centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na primeira semana da campanha, cerca de 11 mil pessoas foram vacinadas na cidade. A estimativa da prefeitura é de que BH tenha 151 mil crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 22 mil gestantes, 3 mil puérperas e cerca de 105 mil trabalhadores da saúde contemplados na primeira fase.
A meta é vacinar 90% do público. Segundo o Executivo, o Ministério da Saúde está repassando as doses de forma escalonada.
A imunização de crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da atenção primária está sendo realizada nos centros de saúde, com exceção das nove unidades 24h prioritárias para casos não relacionados à Covid-19. Os endereços dos centros de saúde e os horários estão disponíveis no portal da prefeitura.
Já a aplicação de vacinas em profissionais de saúde de hospitais, UPAs e SAMU é feita em cada instituição.
Por questão de segurança, pessoas que receberam o imunizante contra a Covid-19 precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.