Exposição terá 140 peças que retratam as diversas etapas do Barroco, 47 delas atribuídas a Aleijadinho.
A Caixa Cultural Brasília apresenta, entre os dias 19 de março e 11 de maio, a exposição Berço do Barroco Brasileiro e seu Apogeu com “O Aleijadinho”. A exposição terá 140 peças, de vários tamanhos. As obras retratam as diversas etapas do Barroco brasileiro, desde suas origens, com obras do Frei Agostinho de Jesus, ao seu apogeu, com Aleijadinho.
As obras são de coleções particulares e foram reunidas pelo curador Marcelo Coimbra para demonstrar a proximidade entre o sagrado e o humano e o sincretismo religioso no Barroco brasileiro . “São obras que mostram uma intimidade muito grande entre o povo e os santos. As grandes obras conhecidas do Barroco, como os Apóstolos de Congonhas ou as igrejas de Ouro Preto mostram santos distantes, em pedestais. Nesta coleção, há imagens em que os santos estão sorrindo e sendo acariciados por crianças”, explica o curador. Entre as obras exibidas, 47 são atribuídas a Aleijadinho.
Além de santos, compõem a exposição objetos utilizados no período em que o Barroco se desenvolveu no Brasil, como um tronco utilizado para prender escravos, uma arca usada para armazenar grãos e um fole utilizado por ferreiros.
Algumas das peças serão apresentadas ao público pela primeira vez em Brasília, como o Cristo Bailarino, atribuído a Aleijadinho em 2012, e a Nossa Senhora das Dores, atribuída ao mesmo autor em 1995.
Ficha Técnica:
Curadoria: Marcelo Coimbra
Realização e Montagem: Coimbra Galvão Antiguidades e Promoções de Eventos Cultural LTDA-ME
Projeto Gráfico: Daniel Guedes
Revisão: Professor Renê Coimbra Galvão.
Serviço:
Berço do Barroco Brasileiro e seu Apogeu com “O Aleijadinho”
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal
Abertura: 18 de março, às 19h
Visitação: 19 de março a 11 de maio, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca