O Banco Central (BC) vai divulgar, na última semana de outubro, as regras para o Pix Parcelado, um serviço que permite dividir o valor de um Pix em várias parcelas, mesmo para quem não tem limite no cartão de crédito. O lançamento, que estava previsto para setembro, foi adiado.
Nessa primeira fase, o BC vai definir claramente o que é o Pix Parcelado para tornar o uso mais fácil para todos. As instituições financeiras que já oferecem crédito ou parcelamento ligados ao Pix poderão continuar seus serviços, desde que sigam as novas regras.
Em dezembro, o BC vai explicar melhor como as operações devem funcionar, incluindo como fazer o parcelamento e pagar as parcelas, para que tudo seja padronizado. Depois que as regras forem publicadas, os bancos e empresas de pagamento terão um tempo para se adaptar a elas.
O adiamento foi comunicado pelo BC durante a reunião do Fórum Pix, um grupo que ajuda a definir as normas para o sistema de pagamentos instantâneos no Brasil. O Fórum conta com cerca de 300 participantes do setor financeiro e da sociedade civil.
Bloqueio de chaves
O BC anunciou ainda que, a partir de sábado (4), vai bloquear as chaves Pix que forem usadas para golpes e fraudes, conforme indicado pelas instituições financeiras. Essa ação visa deixar o sistema mais seguro para todos.