Brasília, 10 – O Banco Central anunciou em uma carta aberta que aumentará sua comunicação enquanto o índice de inflação, medido pelo IPCA, permanecer acima da meta estabelecida. Essa comunicação incluirá explicações sobre os motivos do descumprimento da meta, as ações tomadas e a evolução do cenário econômico.
Segundo a carta, publicada no início da noite, o BC se compromete a divulgar uma nova atualização caso a inflação não retorne ao intervalo esperado ou haja necessidade de alterar as medidas adotadas ou o prazo previsto para a normalização da inflação.
Na quinta-feira, 10, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 5,35% em junho, ultrapassando em 0,85 ponto percentual o teto da meta, que é 4,50%. Este é o primeiro rompimento da meta contínua adotada desde este ano, baseada no IPCA dos últimos 12 meses.
O Banco Central não especificou quando espera que o índice volte ao centro da meta, de 3%, apenas mencionando que prevê a inflação abaixo do limite de tolerância até o final do primeiro trimestre de 2026.
Estadão Conteúdo