18.5 C
Brasília
sábado, 27/12/2025

BC Protege+ impede 3.170 tentativas de contas falsas

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
16.7 °
77 %
0kmh
0 %
sáb
32 °
dom
30 °
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °

Em Brasília

Em apenas três dias, o BC Protege+ bloqueou 3.170 tentativas de criação de contas falsas. Segundo o último relatório divulgado pelo Banco Central, 193,8 mil pessoas já ativaram essa proteção, e as instituições financeiras realizaram 3,04 milhões de consultas no sistema para verificar solicitações de abertura de contas ou inclusão de titulares.

Os dados foram compilados até as 17h45 de quarta-feira (3). Lançado na segunda-feira (1º), o BC Protege+ é um serviço gratuito que oferece mais segurança para pessoas e empresas, evitando fraudes na abertura de contas-correntes, contas poupança e contas de pagamento pré-pagas.

Ao ativar o serviço, o usuário informa oficialmente que não deseja abrir novas contas nem ser registrado como titular ou representante em contas de terceiros. Antes de abrir qualquer conta, as instituições financeiras devem consultar esse sistema obrigatoriamente.

Esse recurso atua como uma camada extra de proteção para evitar fraudes de identidade e impedir que serviços financeiros sejam contratados em contas abertas de forma ilegal em nome do cidadão ou da empresa.

Como ativar

Para ativar o BC Protege+, basta acessar a área segura do Meu BC com Conta no portal gov.br, com nível prata ou ouro e verificação em duas etapas habilitada.

Procure o serviço BC Protege+ e ative a proteção.

Funcionários de empresas cadastradas no gov.br também podem ativar essa proteção em nome da companhia.

A escolha é gravada no sistema e automaticamente comunicada às instituições financeiras quando elas verificam os dados do cliente.

Como desativar

Se o usuário precisar abrir conta ou ser adicionado em alguma conta de terceiros, deve acessar novamente o BC Protege+ para desativar temporariamente a proteção. O Banco Central recomenda agendar a reativação automática para garantir que a segurança volte após o processo.

O serviço é gratuito e pode ser ligado ou desligado a qualquer momento. As informações desta matéria foram fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também