Brasília, 01 – Izabela Moreira Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, afirmou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, que o novo serviço BC Protege+ deve auxiliar na proteção e fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo ela, o BC espera que esse serviço reduza a criação de contas fraudulentas, ofereça mais segurança para quem teve dados vazados e diminua possíveis perdas financeiras ou emocionais para pessoas e empresas.
O BC Protege+ permite que pessoas e empresas comuniquem ao SFN que não querem abrir novas contas nem aparecer como titulares ou representantes nelas.
Essa proteção cobre contas de depósitos à vista, poupança e cartões pré-pagos.
Ela serve para todas as novas contas, mesmo que sejam abertas na mesma instituição onde o CPF ou CNPJ já esteja registrado.
Desde o lançamento do serviço, às 10 horas desta segunda-feira, 7,8 mil usuários já ativaram a proteção, conforme relatado pela diretora do BC.
Além disso, foram feitas 500 mil consultas por instituições financeiras, resultando em 263 recusas para abertura de contas ou inclusão de titularidade.
Ela destacou que esse serviço é parte de várias iniciativas do BC para oferecer mais ferramentas e segurança aos cidadãos.
Entre janeiro e novembro deste ano, foram registrados 1,3 milhão de pedidos de informações e reclamações contra instituições financeiras, número maior do que o registrado em todo o ano de 2024.
Estadão Conteúdo

