19.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

BC impede 1.630 aberturas de contas falsas

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
83 %
1kmh
0 %
qua
26 °
qui
23 °
sex
25 °
sáb
23 °
dom
21 °

Em Brasília

Em apenas dois dias, o BC Protege+ bloqueou 1.630 tentativas de abertura de contas falsas. De acordo com o último levantamento do Banco Central, 145,5 mil pessoas ativaram essa proteção, e os bancos consultaram o sistema 1,9 milhão de vezes para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.

Os números são referentes até às 17h45 da terça-feira (2). Lançado na segunda-feira (1º), o BC Protege+ é um serviço gratuito criado para fortalecer a proteção de pessoas e empresas contra fraudes ao abrir contas-correntes, poupança ou contas pré-pagas.

Ao ativar o serviço, o usuário informa oficialmente que não deseja abrir novas contas nem ser incluído como titular ou representante em contas de outras pessoas. As instituições financeiras devem obrigatoriamente consultar o sistema antes de abrir qualquer conta.

Essa ferramenta oferece uma camada extra de segurança para impedir fraudes de identidade e evitar que serviços financeiros sejam contratados em nomes de outras pessoas sem autorização.

Como ativar o BC Protege+

  • Entre na área segura do Meu BC usando uma conta Gov.br com nível prata ou ouro e com verificação em duas etapas habilitada;
  • Encontre o serviço BC Protege+ e ative a proteção;
  • Funcionários de empresas cadastradas no Gov.br também podem ativar a proteção para a organização;
  • A escolha é salva no sistema e informada automaticamente aos bancos durante as consultas.

Desativação para abrir contas

Se o usuário precisar abrir uma conta ou ser incluído em uma conta de terceiros, deve acessar o BC Protege+ novamente para desativar temporariamente a proteção. O Banco Central recomenda programar a reativação automática para garantir a segurança depois desse processo.

O serviço é gratuito e pode ser ligado ou desligado a qualquer momento. As informações são da Agência Brasil.

Veja Também