26.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

BC alerta sobre vazamento de quase 5.300 chaves Pix do Agibank

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
57 %
4.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
26 °

Em Brasília

ANA PAULA BRANCO
FOLHAPRESS

O Banco Central (BC) divulgou na sexta-feira (13) que houve um vazamento de dados cadastrais ligados a 5.290 chaves PIX do Agibank. Este foi o primeiro incidente desse tipo em 2026 e o 21º desde que o sistema PIX foi criado, em novembro de 2020.

De acordo com o BC, entre 26 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026, ficaram expostos: nome do usuário, CPF com parte oculta, banco, número da agência, além do número e tipo da conta bancária.

Dados mais sigilosos, como senhas, informações financeiras, saldos e movimentações não foram vazados, conforme comunicado do Banco Central.

O Agibank informou que o problema foi localizado rapidamente e corrigido, e que até o momento nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro. O banco reforçou a segurança para proteger seus usuários.

Como saber se seus dados foram vazados

Apesar do vazamento ser de informações básicas, golpistas podem usar seu nome e parte do CPF para aplicar golpes se passando por funcionários do banco.

Clientes do Agibank afetados receberão aviso somente pelo aplicativo ou internet banking do banco.

O BC reforça que não será utilizado nenhum outro meio, como mensagens, ligações, SMS ou e-mails para informar os usuários.

Mesmo não sendo obrigatório, o Banco Central comunicou o incidente por transparência e afirmou que vai investigar o caso. Caso seja necessário, serão aplicadas sanções, que vão de multas a suspensão ou até exclusão do Agibank do sistema PIX.

Quais dados foram vazados?

Foram afetados dados cadastrais, como:

  • Nome do usuário
  • CPF parcialmente oculto
  • Instituição financeira
  • Número da agência
  • Número e tipo da conta

Quais dados não foram vazados?

Não houve exposição de dados que permitem movimentar contas, como senhas, saldos ou extratos. Portanto, os recursos nas contas permanecem protegidos.

Veja Também