18.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Bazar solidário com itens doados pela Receita Federal

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
18.5 °
18.4 °
94 %
1.5kmh
75 %
qua
25 °
qui
24 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
27 °

Em Brasília

Eletrônicos, relógios, patinetes elétricos e outros produtos doados pela Receita Federal serão vendidos em um bazar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae DF) nesta sexta-feira. O bazar acontecerá na unidade da Asa Norte e terá preços abaixo do mercado. Todo valor arrecadado será utilizado para manter as atividades das quatro unidades da organização no Distrito Federal.

Marcelo Chaves, responsável pela captação de recursos da Apae DF, explicou que a organização atende 500 pessoas, incluindo adolescentes, adultos e idosos. Dos atendidos, 230 recebem ajuda do Governo do Distrito Federal. Para custear o atendimento dos outros e manter os serviços, são feitos eventos beneficentes como esse bazar que ocorre toda segunda sexta-feira do mês. A Secretaria de Educação do DF também apoia com professores para atender os alunos.

Para Marcelo, a participação da comunidade é essencial para a continuidade do trabalho. O bazar é uma oportunidade para a população conhecer os serviços da Apae DF, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla dos 14 anos até a terceira idade, oferecendo atividades como esporte, artes, artesanato, atendimento psicológico e oficinas de qualificação para o trabalho, preparando-os para o mercado de trabalho.

Itens à venda

No bazar de sexta-feira, haverá relógios digitais, patinetes elétricos, kits de maquiagem, manicure e peças para conserto de celular, entre outros. Muitos produtos estarão com preços reduzidos, como capas de celular. Os itens foram doados pela Receita Federal.

A doação foi feita em novembro de 2025, com mercadorias avaliadas em R$ 157.947,62. A Receita Federal informou que destina regularmente mercadorias apreendidas para entidades sem fins lucrativos, que fazem bazares cujo lucro é revertido para projetos de assistência, educação, saúde ou inclusão social. Esse processo visa garantir o uso correto dos bens e apoiar iniciativas de interesse público, transformando recursos envolvidos em irregularidades em benefício para a sociedade.

Desafios pós-pandemia

O bazar ainda contará com móveis doados pelo Banco Itaú, vendidos com preços acessíveis. O evento ocorrerá das 8h30 às 15h30. Marcelo destacou que as ONGs sofreram muito após a pandemia, com muitas encerrando atividades ou ficando sem recursos durante dois anos parados. Por isso, eventos como esse bazar especial são cada vez mais necessários.

Economia circular

Uma comissão de pais é responsável por avaliar e precificar todo o material doado pela Receita Federal, disponibilizando-o para a comunidade para gerar recursos para a Apae. Todo o valor arrecadado é destinado aos atendidos nas unidades da Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho.

Marcelo explicou que o bazar favorece uma economia circular, onde o que não serve para uma pessoa pode ser útil para outra. Além de ajudar a Apae, o bazar incentiva a circulação desses produtos: há pessoas que compram para revender, principalmente mulheres que garantem sua renda com as vendas do bazar, promovendo o empoderamento social.

Como ajudar

A Apae DF recebe doações para o bazar na unidade da Asa Norte, com recebimento de segunda a domingo. Para quem mora em Brasília, a instituição oferece a opção de retirada das doações no local.

Contatos:

  • TeleAPAE (Doações a partir de R$ 10): (61) 99338-9166 (Falar com Elisângela)
  • Captação de Recursos e Bazar: (61) 99914-7480 ou (61) 99338-9150 (Falar com Marcelo Chaves)

Haverá também uma rifa solidária com um robô aspirador de pó doado pela Receita Federal, cujo sorteio ocorrerá na quarta-feira anterior ao Dia das Mães.

Serviço

  • Bazar da Apae DF
  • Quando: Sexta-feira (13/2) das 8h30 às 15h
  • Onde: Sede da Apae DF – 711/911 Norte
  • Entrada gratuita

Veja Também