19.2 C
Brasília
quinta-feira, 13/11/2025




Bancos poderão publicar balanços só na internet

Brasília
nuvens dispersas
19.2 ° C
19.2 °
18.9 °
84 %
4kmh
42 %
qui
32 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
29 °

Em Brasília

No início do mês, presidente Jair Bolsonaro acabou com a obrigatoriedade de empresas de capital aberto publicarem resultados em jornais de grande circulação

Banco do Brasil: instituições financeiras não precisarão mais publicar balanços (Paulo Whitaker/Reuters)

O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou nesta quinta-feira, 29, as regras para divulgação de demonstrações financeiras por bancos. Segundo o BC, a medida alinhará as instituições financeiras à norma vigente, que permite que empresas divulguem seus balanços somente na internet.

No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória antecipando o fim da obrigatoriedade das companhias de capital aberto previstas na Lei das S.As em publicar demonstrações contábeis em jornais de grande circulação

Segundo o BC, os novos procedimentos devem ser aplicados a partir da data da publicação do ato normativo.

Anteriormente, a legislação determinava que esses documentos fossem divulgados em Diário Oficial – da União ou estaduais – e, conforme o local onde a empresa estivesse sediada, em jornal de grande circulação.

‘Surpresa’. No início do mês, em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) disse ter recebido “com surpresa e estranhamento” a MP. “Além de ir na contramão da transparência de informações exigida pela sociedade, a MP afronta parte da Lei 13.818, recém-aprovada pela Câmara e pelo Senado e sancionada pelo próprio presidente da República em abril”, disse.

 




Veja Também