Nos dias 16 e 17 de fevereiro, o governo federal decretou ponto facultativo por conta do carnaval, e o horário especial vai até as 14 horas da Quarta-feira de Cinzas, conforme decisão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Durante o carnaval, as agências bancárias ficarão fechadas na segunda-feira (16) e na terça-feira (17). O atendimento presencial será retomado na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12 horas, no horário de Brasília, encerrando no horário habitual.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as operações de compensação bancária, como Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão realizadas nesses dias. Por outro lado, o serviço Pix funcionará normalmente 24 horas por dia, inclusive nos feriados, permitindo que as pessoas façam transferências sem restrições.
Os caixas eletrônicos e os aplicativos bancários também estarão operando durante o período de carnaval, facilitando o acesso ao dinheiro e serviços financeiros digitais. A Febraban recomenda o uso dos canais digitais, como aplicativos e sites, para realizar transferências e pagamentos.
Boletos e contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, que vencem no dia 16 ou 17 de fevereiro, poderão ser pagos na Quarta-feira de Cinzas sem cobrança de juros. Contudo, tributos e impostos com vencimento durante o carnaval devem ser pagos antecipadamente para evitar multas e juros.
Nas cidades onde os bancos costumam fechar antes das 15 horas, o expediente na Quarta-feira será antecipado para garantir pelo menos três horas de atendimento presencial ao público.
Com informações da Agência Brasil
