São Paulo, 29 – O Banco Mundial divulgou que os preços das commodities devem cair ao ponto mais baixo dos últimos seis anos em 2026. Este resultado é esperado devido ao crescimento econômico global lento, incertezas políticas e um excesso de petróleo no mercado.
O consumo de petróleo está desacelerando, principalmente por causa do aumento no uso de veículos elétricos e híbridos e da estabilização do consumo na China. O Banco Mundial prevê que o preço do petróleo Brent cairá de uma média de US$ 68 em 2025 para US$ 60 em 2026, o nível mais baixo dos últimos cinco anos.
Mesmo com essa queda esperada, os preços das commodities continuam mais altos do que antes da pandemia. Em 2024 e 2025, os valores devem ser, respectivamente, 23% e 14% maiores do que os registrados em 2019. A redução nos preços da energia está ajudando a conter a inflação mundial, mas essa situação pode ser temporária.
Indermit Gill, economista-chefe do Banco Mundial, comentou que os mercados de commodities estão contribuindo para a estabilidade da economia global.
