26.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/12/2025

Banco do Brasil libera crédito facilitado para famílias do CadÚnico

Brasília
trovoada
26.5 ° C
26.7 °
26.5 °
61 %
2.6kmh
75 %
seg
27 °
ter
26 °
qua
21 °
qui
20 °
sex
21 °

Em Brasília

Quem está registrado no CadÚnico e deseja um auxílio inicial para montar seu próprio negócio, agora pode solicitar um microcrédito produtivo com juros baixos no Banco do Brasil (BB). Este banco aderiu ao programa Acredito no Primeiro Passo, do governo federal, para apoiar famílias de baixa renda a conquistarem melhores condições de vida através do trabalho.

A parceria foi formalizada entre o Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recentemente, contudo desde novembro, antes da adesão oficial, aproximadamente 1.000 pessoas do Distrito Federal já receberam o microcrédito produtivo orientado da instituição em caráter experimental. A meta é ampliar a oferta para todo o Brasil, com foco especial nas regiões Sul e Sudeste, onde o programa ainda é menos presente.

José Ricardo Sasseron, vice-presidente de negócios, governo e sustentabilidade do BB, declarou: “Iniciamos o programa em novembro e já estamos com cerca de mil contratações. A ideia é que, com a experiência do Distrito Federal, possamos expandir para todo o país”.

O Programa Acredita no Primeiro Passo foi criado há pouco mais de um ano, em outubro de 2024. Segundo o ministro Wellington Dias, “O presidente Lula lançou este programa que já disponibilizou cerca de R$ 13 bilhões para o Brasil através dos três passos [Acredita no Primeiro Passo, Agroamigo e Procred]. Com o Banco do Brasil integrado, a iniciativa ganhará força e mais brasileiros serão beneficiados”.

Além do microcrédito com juros reduzidos, o programa oferece cursos profissionalizantes e suporte para inserção no mercado de trabalho.

Podem participar pessoas com idade entre 16 e 65 anos, desde que seus dados estejam atualizados no CadÚnico. O programa dá especial atenção a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, que enfrentam maiores desafios para acessar oportunidades de emprego.

Quem atender aos requisitos pode buscar atendimento em bancos públicos participantes (BB, BNB, Basa, Caixa), nas salas do Empreendedor do Sebrae, ou em cooperativas de crédito e agências de fomento parceiras.

Conforme dados oficiais, já foram realizads mais de 190 mil operações de crédito orientado, totalizando R$ 1,7 bilhão repassados a famílias do CadÚnico, com 68% desses recursos indo para mulheres. A taxa de inadimplência é baixa, apenas 0,36%.

Além do BB, participam também do programa o Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e empresas como Coca-Cola, McDonald’s e Carrefour.

Veja Também