O Banco Central informou que a portabilidade de crédito através do Open Finance será disponibilizada ao público em fevereiro de 2026. Essa iniciativa foi confirmada pelo Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado, ainda em maio. Nesta sexta-feira, o Banco Central juntamente com o Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgaram duas resoluções oficiais abordando esse tema.
As resoluções amparam o compartilhamento da portabilidade de crédito dentro do Open Finance. De acordo com o Banco Central, a Resolução Conjunta nº 15/2025 e a Resolução CMN nº 5 265/2025 passam a valer imediatamente, iniciando um período de testes restritos entre as instituições financeiras.
Essa nova regra mantém os procedimentos já adotados na portabilidade via sistemas eletrônicos, possibilitando a troca segura de informações.
Com o uso do Open Finance, a portabilidade de crédito ficará mais rápida e eficiente, pois o acesso e a troca de dados serão feitos de maneira segura, ágil e padronizada, reduzindo as diferenças de informação e barreiras operacionais.
O Banco Central espera que o tempo para concluir a portabilidade diminua de cinco para até três dias úteis. Além disso, a novidade deve ajudar a reduzir custos e aumentar a concorrência no mercado financeiro.

