TAMARA NASSIF
FOLHAPRESS
O Banco Central (BC) lançou nesta sexta-feira (25) uma nova moeda de R$ 1 para comemorar os 60 anos da instituição. Mais de 23 milhões dessas moedas serão produzidas para circulação em todo o país através dos bancos.
O lado da frente da moeda traz um selo especial em homenagem aos 60 anos do BC, com o nome da instituição e linhas diagonais. No verso, a moeda é igual à moeda padrão de R$ 1 da segunda série. O anel dourado possui as inscrições “Banco Central do Brasil” e “1965-2025”.
O BC explicou que a moeda comemorativa faz parte das iniciativas para celebrar, registrar e compartilhar sua trajetória.
A fabricação da moeda foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril deste ano, mês do aniversário. A data foi marcada por uma cerimônia com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, nove ex-presidentes, funcionários e convidados.
A cerimônia contou também com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
Como parte das comemorações, o BC produziu a série “Conversas Presidenciais”, na qual Galípolo entrevistou dez ex-presidentes da instituição para discutir os desafios e experiências à frente do Banco Central.