21.5 C
Brasília
sábado, 23/11/2024
--Publicidade--

Baidu perde lugar entre as top 5 de Internet da China

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
19.8 °
94 %
2.1kmh
75 %
dom
25 °
seg
21 °
ter
25 °
qua
25 °
qui
20 °

Em Brasília

Antes considerado parte do triunvirato da Internet na China, ao lado do Alibaba e da Tencent Holdings, o Baidu enfrenta a desaceleração na economia chinesa

Baidu: empresa enfrenta desaceleração da economia da China (Brent Lewin/Bloomberg)

O Baidu mais uma vez perdeu seu lugar entre as cinco empresas de Internet mais valiosas da China. Desta vez, o motor de buscas chinês foi ultrapassado por uma rival muito mais jovem, a Pinduoduo (PDD).

A PDD, startup de comércio eletrônico fundada há quatro anos, agora tem capitalização de mercado maior do que a do Baidu, depois que suas ações subiram 8,7% em Nova York na quinta-feira. Com isso, a PDD entra para a lista das 5 gigantes de Internet da China com maior valor de mercado, atrás de concorrentes como JD.com e da empresa de entrega de alimentos Meituan. O Baidu caiu para o sexto lugar.

Não é a primeira vez que o Baidu fica fora da lista dos top 5. Este mês, a NetEase, segunda maior casa de jogos da China, ultrapassou por um breve período o valor de mercado do líder de buscas na Internet chinês. As ações do Baidu se recuperaram depois que a empresa divulgou números do segundo trimestre melhores do que o esperado. A empresa perdeu cerca de US$ 63 bilhões em capitalização desde o pico em maio de 2018, ou aproximadamente o valor de mercado da fabricante de equipamentos agrícolas Caterpillar.

Antes considerado parte do triunvirato da Internet na China, ao lado do Alibaba e da Tencent Holdings, o Baidu enfrenta a desaceleração na economia chinesa e concorrência cada vez maior por publicidade da desenvolvedora de aplicativosByteDance. A gigante popular de redes sociais lançou recentemente seu próprio motor de busca ao estilo Google, competindo diretamente com o principal negócio do Baidu.

A PDD registra crescimento meteórico desde sua fundação. O aplicativo de compras, conhecido por promoções e experiências de compra com ferramentas de jogos, ou gamificadas, têm atraído novos usuários da crescente classe média da China e investido em sua própria rede logística – áreas atualmente dominadas pelos rivais Alibaba e JD.com.

 

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -