26.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Bahia paga indenização à família de líder quilombola assassinada

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
57 %
4.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
26 °

Em Brasília

João Pedro Pitombo
FolhaPress

O governo da Bahia finalizou, em 30 de janeiro, o pagamento da indenização à família da ialorixá Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, líder quilombola morta em 2023 na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

A compensação decorre de um acordo extrajudicial entre o Estado da Bahia, a União e a família da líder religiosa. Os valores pagos são sigilosos e não foram divulgados.

Bernadete Pacífico foi assassinada em 17 de agosto de 2023, na sede da associação de quilombolas em Simões Filho. Ela coordenava nacionalmente a Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares, onde atuava denunciando a violência contra o povo quilombola e as tentativas de tomar suas terras.

Após a morte de seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos em 2017, conhecido como Binho do Quilombo, um líder quilombola respeitado na Bahia, sua luta contra ataques a terreiros e homicídios de lideranças religiosas afro-brasileiras se intensificou.

As investigações indicaram que o crime foi motivado por disputas por terras e a resistência da líder quilombola contra a instalação de um bar gerido por traficantes próximo a uma represa em área protegida.

A Justiça denunciou cinco pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato de Mãe Bernadete. Dois deles, Arielson da Conceição Santos (preso preventivamente) e Marílio dos Santos (foragido), enfrentam julgamento marcado para 24 de fevereiro, por homicídio qualificado.

Outros acusados, Josevan Dionísio dos Santos, Ydney Carlos dos Santos de Jesus e Sérgio Ferreira de Jesus, respondem por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, uso de arma de fogo e ausência de chance de defesa para a vítima.

Arielson e Sérgio foram presos em setembro de 2023; Ydney em julho de 2024 e Josevan também está detido, restando apenas Marílio dos Santos foragido. A defesa dos réus não foi localizada para comentários.

A polícia apurou que os assassinos entraram a pé na comunidade, invadiram a casa da ialorixá e atiraram nela 25 vezes, além de roubar cinco celulares que estavam no local.

No momento do crime, Mãe Bernadete estava com seus netos, que foram trancados em um quarto enquanto os agressores disparavam os tiros. Ela já sofria ameaças e participava de um programa de proteção a defensores dos direitos humanos do governo baiano. Câmeras foram instaladas em sua residência e policiais faziam rondas, mas não havia vigilância permanente.

Em novembro de 2024, o presidente Lula assinou o decreto que reconhece o Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, como área de interesse social.

Veja Também