Um avião de pequeno porte utilizado para transporte médico caiu e pegou fogo ao tentar pousar na Nação Navajo, localizada ao norte do Arizona, nos Estados Unidos, na tarde de terça-feira (5/8). De acordo com o porta-voz do Departamento de Polícia da Nação Navajo, a aeronave errou a pista do aeroporto em cerca de 270 metros.
O avião, modelo Beechcraft 300 com hélices duplas, realizava uma aterrissagem no Aeroporto Municipal de Chinle para embarcar um paciente para transferência médica quando o acidente ocorreu, conforme relatado por Emmett Yazzie, comandante do Departamento de Polícia daquela nação indígena.
A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) conduzem investigações para apurar as causas do acidente.
Todas as quatro pessoas presentes na aeronave, incluindo dois pilotos e dois profissionais da saúde, infelizmente faleceram. Buu Nygren, presidente da Nação Navajo, a maior nação indígena dos Estados Unidos, expressou tristeza nas redes sociais, destacando que essas pessoas dedicaram suas vidas a salvar outras e que a perda é profundamente sentida pela comunidade.
O transporte médico aéreo é frequente na Nação Navajo, visto que a maioria dos hospitais locais são pequenos e não possuem recursos avançados ou especializados para atendimentos de emergência ou trauma.