25.5 C
Brasília
terça-feira, 11/11/2025




Aviação no Brasil é o segundo maior mercado mundial, atrás só dos EUA

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
27 °
25.5 °
66 %
1.5kmh
40 %
ter
25 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, revelou que o Brasil tem o segundo maior mercado de aviação do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O setor cresceu bastante nos últimos anos, principalmente pela expansão das frotas de jatos executivos e pequenas aeronaves.

O número de passageiros também cresceu muito. Em 2022, foram 98 milhões de passageiros no país, e a previsão é que esse número ultrapasse 128 milhões em 2025, um aumento de 30 milhões em menos de três anos.

O turismo no Brasil cresce em média mais de 10% ao ano, e o turismo internacional aumentou mais de 12% nos últimos dois anos e meio.

Para ajudar no crescimento do setor, foi criado um programa de financiamento que vai liberar R$ 4 bilhões em créditos para as companhias aéreas comprarem novas aeronaves e modernizarem suas frotas, explica Silvio Costa Filho.

O setor de aviação está mostrando recuperação. A Latam, por exemplo, anunciou a compra de cerca de 70 aviões da Embraer, indicando que os investimentos estão voltando.

Além disso, o custo do combustível para aviação caiu cerca de 22% nos últimos três anos, o que também ajuda o setor.

O planejamento para os próximos anos inclui não só o crescimento da frota, mas também o aumento de voos internacionais, conectando o Brasil aos Estados Unidos, Europa e Arábia Saudita.




Veja Também