30.5 C
Brasília
domingo, 26/10/2025

Auxiliares começam negociações após encontro entre Lula e Trump

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
31.1 °
30.4 °
30 %
2.6kmh
40 %
dom
30 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
32 °

Em Brasília

Kuala Lampur – Representantes dos governos brasileiro e estadunidense se reúnem na manhã desta segunda-feira (27/10) na Malásia, noite do domingo (26/10) no horário de Brasília, conforme fontes oficiais. Este momento marca o início das negociações sobre o tarifaço, fruto do primeiro encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

O encontro desta segunda é liderado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o representante de comércio dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer. Ambos participaram da primeira reunião entre os presidentes, que até então tinham se cumprimentado apenas durante a Assembleia Geral da ONU em setembro.

O Planalto percebeu que Trump manifestou várias vezes o desejo de solucionar o impasse rapidamente, escolhendo a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) como o momento para essa negociação. Este evento na Malásia era a agenda multilateral mais próxima no radar tanto de Washington quanto de Brasília.

Após o encontro com Lula no domingo, Trump pediu que seus assessores iniciassem as negociações imediatamente. Em poucas horas, Mauro Vieira e Jamieson Greer conversaram por telefone e marcaram a reunião desta segunda-feira, onde os representantes americanos devem apresentar suas demandas.

Fontes próximas aos presidentes informaram que Trump e Lula discutiram termos gerais durante o encontro, com o americano adotando uma postura mais ouvinte. Lula solicitou a suspensão temporária das tarifas durante o andamento das negociações e também ofereceu ajuda para mediar a crise entre os EUA e a Venezuela. O líder norte-americano mostrou-se interessado em encontrar soluções para a questão econômica.

“Acredito que conseguiremos fechar acordos mutuamente benéficos que estamos debatendo, e que isso resultará em um relacionamento muito positivo”, disse o presidente dos Estados Unidos.

Veja Também