O Governo do Distrito Federal (GDF) e organizadores da Stock Car visitaram o Autódromo Internacional de Brasília nesta quarta-feira (29) para verificar os detalhes finais da estrutura e da logística para a reinauguração do autódromo, que passou por uma grande reforma.
Na reunião, foram tratados assuntos como acesso do público e autoridades, plano de trânsito e finalização das obras. O evento acontecerá em quatro dias, começando no dia 27 de novembro com um desfile de veículos pela cidade e terminando no dia 30 de novembro com uma corrida, data oficial da reabertura. Mais de 20 carros da Stock Car e veículos de turismo estarão no evento, que também terá atividades para estudantes da rede pública.
Fase final das obras
Fernando Distretti, superintendente do BRB Autódromo, informou que estão finalizando o paisagismo, sinalização e ajustes no muro de segurança do pitwall. A expectativa é concluir toda a obra até 15 de novembro para homologar a pista.
O autódromo tem 5.384 metros de extensão, 16 curvas e três retas principais, a maior medindo 803 metros. Entre as melhorias estão a modernização do percurso, instalação de 15 mil metros lineares de guard rail triplo, 40 mil metros quadrados de áreas de escape e novo asfalto com tecnologia que melhora a drenagem e aderência.
Pilotos elogiam o autódromo
Enzo Elias, piloto brasiliense da Stock Car, participou da visita e elogiou o autódromo: “O asfalto está excelente. É um sonho correr aqui, em casa, com a família e amigos assistindo”, disse. Destacou que a pista é larga, segura e moderna, com zebras e áreas de escape que ajudam no desempenho.
Expectativa de público e organização
O evento terá entrada gratuita e espera receber 50 mil pessoas na corrida. A cidade se prepara para garantir segurança e organização do trânsito. O Detran-DF anunciou fechamento da Avenida do Contorno e a criação de bolsões de estacionamento próximos ao autódromo. Recomenda-se priorizar uso de transporte público e aplicativos.
Gustavo Cattini, coordenador de policiamento de trânsito metropolitano, ressaltou a importância de um evento tranquilo para que todos aproveitem o novo espaço do DF.
Novo ponto turístico
A reabertura do autódromo, fechado por mais de dez anos, impulsiona o turismo e lazer em Brasília. Segundo Bernardo Antunes, secretário-executivo de Turismo do DF, o local está pronto para receber shows, eventos esportivos e culturais, além das corridas.
Antunes ressaltou que o autódromo é o único no centro de uma cidade, com fácil acesso a hotéis, shoppings e restaurantes, visando transformá-lo em um espaço multifuncional que estimule o turismo e a economia local.
História do autódromo
Inaugurado em 1974, o Autódromo Internacional de Brasília foi projetado pelo engenheiro Samuel Dias e construído pelo DER-DF, sob a gestão de Cláudio Starling. Já sediou provas de Fórmula 1, Fórmula 3 Sul-Americana, Gran Turismo, Fórmula Truck, Stock Car e Campeonato Brasileiro de Motociclismo.
