24.2 C
Brasília
domingo, 28/12/2025

Aumento nos cancelamentos de voos nos EUA por falta de controladores

Brasília
nublado
24.2 ° C
24.5 °
24.2 °
76 %
1.3kmh
88 %
seg
31 °
ter
29 °
qua
29 °
qui
28 °
sex
21 °

Em Brasília

No último domingo (9), muitos passageiros enfrentaram atrasos ou cancelamentos de voos nos Estados Unidos, marcando o pior dia para o setor desde o início da paralisação governamental. Sean Duffy, secretário de Transportes, alertou que a situação deve piorar nas semanas anteriores ao feriado de Ação de Graças.

As companhias aéreas cancelaram mais de 2.800 voos e atrasaram mais de 10.200 no domingo, devido a cortes exigidos pelo governo causado pela escassez crescente de pessoal nos centros de controle de tráfego aéreo, agravada pela paralisação do governo que já dura 40 dias. Muitos controladores, assim como outros servidores federais, estão sem receber salário desde então.

Sean Duffy destacou que essa situação afetará principalmente o período de alto movimento antes do Dia de Ação de Graças, feriado importante nos Estados Unidos, que será celebrado em 27 de novembro deste ano. Muitas pessoas podem não conseguir embarcar por falta de voos disponíveis se a situação não for resolvida.

O Senado aprovou um projeto para encerrar a paralisação, o que fez as ações das companhias aéreas subirem, mas o projeto ainda depende de aprovação na Câmara dos Deputados e sanção presidencial, o que pode levar dias. Sean Duffy afirmou que os cortes nos voos só serão suspensos quando os controladores começarem a retornar ao trabalho e as condições de segurança melhorarem.

A Administração Federal de Aviação instruiu cortes progressivos de voos diários a partir da última sexta-feira em 40 aeroportos, devido às preocupações com a segurança causada pela falta de controladores. As reduções devem aumentar ao longo das próximas semanas, podendo chegar a até 10% dos voos até o dia 14 de novembro.

Veja Também