31.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/09/2025

Aumento de casos graves de problemas respiratórios em 10 estados

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
31.5 °
28.9 °
15 %
1.5kmh
0 %
qui
32 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
34 °

Em Brasília

Dez estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste registraram um crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), informou o Boletim Infogripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (10).

Segundo a Fiocruz, o rinovírus tem sido o principal causador de casos graves, especialmente entre crianças e adolescentes. A covid-19 também contribui para o aumento da SRAG em vários estados, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além do Pará e Maranhão, afetando principalmente adultos e idosos. Na região Sul, não houve aumento nos casos.

O relatório aponta que, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, 48,9% dos casos positivos foram de rinovírus; 20,8% de Vírus Sincicial Respiratório (VSR); 15,5% de Sars-CoV-2 (Covid-19); 8,3% de influenza A; e 1,8% de influenza B.

“Os casos graves de SRAG causados por influenza A e VSR continuam diminuindo na maior parte do país, exceto no Amazonas, onde ainda se observa aumento dos casos por VSR em crianças pequenas. No Distrito Federal, há um crescimento de SRAG relacionado à influenza A e à Covid-19 em jovens, adultos e idosos”, explicou a Fiocruz.

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e responsável pelo Boletim InfoGripe, Tatiana Portella, aconselha o uso de máscaras em locais fechados e nas unidades de saúde.

“Se crianças e adolescentes apresentarem sintomas de gripe ou resfriado, o ideal é que fiquem em casa isolados ou, se precisarem sair, usem uma máscara de qualidade”, afirmou.

Tatiana Portella também ressaltou a importância de manter a vacinação atualizada contra covid-19 e influenza.

“Pessoas com o sistema imunológico debilitado e idosos devem tomar as doses de reforço da vacina contra covid-19 a cada seis meses para se protegerem contra casos graves e óbitos causados pelo vírus”, destacou.

Covid-19

De acordo com a Fiocruz, a covid-19 está relacionada ao aumento de casos graves de SRAG em adultos e idosos nos estados do Pará e Maranhão, bem como em alguns estados do Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) e Sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

“A pesquisa também identificou um leve aumento nas notificações de SRAG por covid-19 em estados da região Centro-Sul (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná), Nordeste (Bahia, Piauí e Paraíba) e Norte (Amazonas e Amapá), sem que isso tenha gerado um aumento nas hospitalizações relacionadas à SRAG”, complementou o Infogripe.

Informações fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também