29.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/09/2025

Aumento da pena para quem danifica patrimônio cultural

Brasília
céu limpo
29.5 ° C
30 °
29.5 °
26 %
2.1kmh
0 %
qua
32 °
qui
32 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
34 °

Em Brasília

Kim Kataguiri apoiou a aprovação da proposta.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que classifica como crimes graves os danos ao patrimônio histórico e cultural do Brasil, incluindo a destruição de monumentos e obras de arte.

O projeto eleva a pena prevista no Código Penal para esses crimes, aumentando o tempo de detenção de seis meses a três anos para um a três anos, além de aplicar multa. Os valores arrecadados com essas multas serão destinados ao órgão afetado ou ao Ministério da Cultura.

Os parlamentares aceitaram o parecer do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP), que recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão de Segurança Pública ao Projeto de Lei 811/24, proposto pelo deputado Rodrigo Valadares (União-SE). O substitutivo apenas clarifica a redação sem alterar o conteúdo.

Kim Kataguiri reforçou o argumento do deputado Rodrigo Valadares, destacando que a intenção do projeto é proteger o patrimônio histórico e cultural brasileiro contra atos que possam causar danos e destruição.

Próximos passos

Para que a lei entre em vigor, o projeto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Veja Também