Auditores fiscais da Secretaria de Economia do Distrito Federal realizaram operações para combater a sonegação fiscal em transportadoras e nas principais rodovias federais que passam pelo DF. Entre os dias 21 e 24, foram apreendidos vários produtos transportados sem nota fiscal ou com documentos irregulares, totalizando um valor acima de R$ 1,7 milhão.
Os itens recolhidos incluem mais de 5 mil carteiras de cigarros, 20 microscópios binoculares localizados no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), além de 15 toneladas de roupas, bolsas, cosméticos, milho, farinha de trigo e ração para gado.
Após a lavratura dos autos de infração, todo o material foi destinado ao depósito de bens da Secretaria de Economia. As autuações geraram multas e impostos que somam R$ 655 mil.
Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização Tributária da Seec, ressaltou que a ação vai além da punição das irregularidades. “Queremos aumentar o risco para quem tenta sonegar impostos”, afirmou. Ele também destacou que as operações, feitas de forma estratégica e sem datas fixas, demonstram o compromisso do Governo do Distrito Federal com a justiça tributária.