Foi adiada a audiência pública que a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados iria realizar na próxima terça-feira (18) para discutir doenças intestinais inflamatórias. Ainda não foi definida uma nova data para o evento.
A reunião foi solicitada pela deputada Fernanda Pessoa (União-CE) com o intuito de aumentar a conscientização da população e dos parlamentares sobre essas enfermidades e suas particularidades. O encontro também buscaria debater avanços científicos e educacionais que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados.
Importância do diagnóstico precoce
Segundo a deputada, o propósito do debate é alertar a sociedade para a importância de identificar e tratar precocemente doenças como diverticulite, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, que são as mais prevalentes entre os brasileiros.
Nova política de saúde para doenças intestinais
Está em vigor a Lei 15.138/25, que institui a Política Nacional de Assistência, Conscientização e Orientação para doenças intestinais inflamatórias, incluindo a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essa política será implementada de maneira coordenada entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
